Mudei meu celular. E agora, como alterar a chave do Pix?

Trocou de aparelho e número e agora não sabe como alterar a chave do Pix? Não se preocupe, continue a leitura e saiba como fazer a mudança.

Publicidade
Publicidade

Como alterar a chave do Pix

como alterar a chave do pix

Você colocou o número do seu celular como chave Pix, trocou de aparelho e número e agora não sabe como alterar a chave do Pix?

Fique tranquilo, pois isso é mais fácil do que parece. Essa é uma dúvida que já estava deixando muita gente de cabelo em pé.

Mas a verdade é que o Banco Central já havia pensado nessa possibilidade antes do surgimento do Pix e criou essa opção de mudança.

Quer saber como faz para alterar a chave do Pix? Então continue mais alguns minutinhos por aqui.

Publicidade

Como alterar a chave do Pix?

Se você cadastrou o número do seu celular, ou até mesmo um e-mail e agora mudou, você pode alterar a sua chave do Pix, sem problemas.

Publicidade

Primeiramente, você vai precisar cancelar a sua chave antiga, no aplicativo do banco ou internet banking que você tenha conta.

Para fazer esse cancelamento, você precisa acessar a aba “Minhas chaves” e excluir a chave do Pix que foi cadastrada.

Depois que você excluir a chave atual é só então cadastrar a nova chave, que pode ser o seu novo número do celular ou seu novo e-mail.

Viu só como é fácil? Lembrando que todas as instituições são obrigadas pelo Banco Central a disponibilizar as funcionalidades de registro, exclusão, alteração, portabilidade e a reivindicação de posse da chave Pix diariamente das 8h às 20h.


Veja também:


Mas afinal, o que é o Pix?

Para quem ainda não sabe, o Pix é a nova plataforma de pagamentos e recebimentos do Banco Central do Brasil. Ela foi lançada no último dia 16 de novembro, e desde então ficou muito mais fácil fazer transferências entre pessoas físicas e jurídicas.

Em resumo, você pode transferir dinheiro para qualquer pessoa em qualquer hora do dia. E sabe quanto tempo demora a transferência? Apenas 10 segundos.

Então, não importa se é sábado, domingo ou feriado. Agora é possível fazer transferências a qualquer dia, sem esperar pelo próximo dia útil para sua compensação.

Além disso, também não é mais preciso informar aquele monte de dados como agência bancária, conta, CPF etc.

Basta somente informar a chave Pix da pessoa que você está querendo pagar e pronto. A transferência é feita na hora. E o que é melhor: totalmente grátis para pessoas físicas.

E o que é essa chave Pix?

A chave Pix é um código de reconhecimento. Ele pode ser o seu CPF, número de celular, e-mail, CNPJ, ou até mesmo um número aleatório.

Para cadastrar essa chave é preciso acessar o banco que você possui. Tudo é feito de maneira bastante simples, intuitiva e descomplicada.

Só para ilustrar, não demora nem dois minutos para cadastrar a sua chave Pix. E conforme você viu, também é bem simples para substituí-la.

Por isso que o Pix está sendo considerado como inovador e promete revolucionar a nossa relação com o dinheiro nos próximos anos.

E o que mais é possível fazer com o Pix?

A princípio é possível fazer transferências entre pessoas físicas e jurídicas com o Pix. Além disso, também dá para pagar uma compra por um código QR Code ou link emitido por uma empresa.

No entanto, a ideia do Banco Central é tornar o Pix um verdadeiro Open Banking, agregando cada vez mais serviços à plataforma. Para 2021 está previsto inclusive a possibilidade do saque Pix e transferência garantida, entre outros serviços.

De olho nessa tendência, bancos tradicionais como Santander, Bradesco, Itaú, al[em de já terem liberado o Pix, estão procurando se digitalizar ainda mais. É o futuro chegando de vez. Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais.