Nome sujo: Saiba como verificar seu CPF em poucos minutos

Dúvidas sobre a situação do seu nome na praça? Confira o passo a passo para você saber como verificar se o seu CPF está realmente com restrições ou não.

Publicidade

Saiba como verificar seu CPF

nome sujo

Você recebeu um e-mail dizendo que seu está com o nome sujo? Fique atento, pois você pode estar sendo vítima de um golpe.

A atuação dos criminosos cibernéticos não tem limites. Eles atuam nas mais variadas frentes, seja clonando sites de vendas, oferecendo cartões de crédito e até mesmo dizendo que as pessoas estão com nome sujo na praça.

Ao clicar no link você pode ser direcionado para um site falso, onde ao preencher os dados para consultar o seu CPF, poderá se tornar vítimas desses criminosos. Portanto, não caia nessa.

Para ajudá-lo, separamos neste artigo um pequeno passo a passo para você saber como verificar se o seu CPF está realmente com restrições ou não. Vamos lá.

Publicidade

Primeiro passo para saber se você está com o nome sujo

O primeiro passo para você consultar o seu nome é baixar o app Serasa: Consulta CPF ou então acessar o site da própria Serasa.

Publicidade

O aplicativo está disponível tanto para sistema Android quanto para iOS. Portanto, vá até o Play Store ou App Store procure o aplicativo e posteriormente clique em instalar. Feito isso, clique no botão abrir.

Segundo passo: Insira o seu CPF

Depois de instalado e aberto, você precisará inserir o seu CPF no site da Serasa. Fique tranquilo pois tanto o aplicativo quanto o site são seguros.

Desse modo, você estará inserindo seus dados em um ambiente seguro e não em um ambiente suspeito. Depois de inserir o CPF irá aparecer um botão “continuar”. Clique nele para ir para a próxima etapa.

Terceiro passo para você saber se está com o nome sujo

Se você nunca acessou o site da Serasa, você precisará fazer um cadastro. No entanto, se você já tiver acessado o site é só digitar o login e senha para entrar.

Supondo que você não tenha o cadastro, clique em “Cadastrar”, depois preencha um formulário com todos os seus dados e faça a confirmação por e-mail. Pronto, você já está apto a usar o sistema do Serasa.


Veja também:


Quarto passo: consultando o CPF

Por fim, após a confirmação por e-mail você precisará digitar o login e senha que criou e entrar no sistema do Serasa.

Automaticamente já vai aparecer se o seu nome possui ou não restrições. Caso possua, é possível ver quais são as restrições e os seus valores.

Também é possível ver o seu score de crédito. Portanto, basta manter os seus dados sempre atualizados para que sua pontuação continue crescendo.

Estou com o nome sujo, o que fazer?

Se ao consultar o seu CPF você ver que está com o nome sujo, é possível verificar qual foi a empresa que você ficou devendo e procurar fazer uma renegociação.

Avalie se realmente vale a pena fazer o pagamento imediatamente ou esperar até que se tenha um desconto maior. 

Entretanto, se o seu nome não está com restrição, mas o seu score de crédito está baixo, procure pagar as contas sempre em dia evitando assim atrasos de pagamento. E não esqueça de atualizar sempre os seus dados.

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta notícia com seus amigos nas redes sociais.