Responsabilidade financeira e adolescentes

Adolescentes precisam aprender como entrar em contato com dinheiro para desenvolver responsabilidade financeira. Quer dicas de como fazer isto? Continue lendo e descubra informações interessantes.
Lembre-se que dinheiro é uma das poucas coisas que nos acompanha por toda vida e pode trazer muitas soluções. Logo, deve fazer parte da formação de todos.
Educação financeira para adolescentes, como ensinar a lidar com dinheiro e porquê?
O ideal é que desde de criança o adolescente tenha contato com dinheiro e aprenda a fazer boas escolhas de compra. Depois, quando já adolescente e entendendo melhor o dinheiro, o ideal é avançar e começar lições sobre investimentos também.
Ensinar o adolescente a se preparar para o amanhã é parte interessante do processo educativo. Parte deste “estar preparado” é justamente começar a entender de investimentos.
Agora surge a pergunta: “Menor de idade pode realizar investimentos?”. A resposta é sim! E eles vão bem além da poupança. Conheça a seguir as opções de educação financeira para ensinar adolescentes a lidar com dinheiro.
Veja também:
Conta com cartão pré-pago para ensinar a gerenciar o próprio dinheiro
Se você começar a ensinar agora educação financeira para adolescentes, o ideal é fazer isto aos poucos. Então ensine, primeiro, como gerenciar a mesada por exemplo.
Um cartão pré-pago pode ser uma ótima ideia neste começo, já que permite tanto à criança quanto os pais, controlar os gastos através do extrato. Além disso, é ótimo para que o adolescente obtenha autonomia e, assim, seja direcionado até o alcance da educação financeira.
Existem opções de cartão que são gratuitas e outras com alguma taxa, isto depende muito da intenção e afinidade com o produto bancário.
A conta digital para adolescentes Z1 tem a mensalidade de R$ 10 reais e tem cartão pré-pago internacional. Enquanto isto, a conta digital Neagle Bank pode ser Free ou Plus, portanto existe esta opção gratuita.
Next Joy e fundo de investimento BB
Você também pode aderir a conta digital gratuita Next Joy que tem cartão de débito, cartão personalizado e plataforma de educação financeira. Além disso, no próprio nome do adolescente é possível fazer parte do fundo de investimento.
Ideal para motivar as crianças a já começar a investir, já que é mais fácil aderir a um fundo de investimento. Justamente essa facilidade de gerenciar, mas ao mesmo tempo uma forma de começar a investir, pode ser educativa e importante para adolescente.
Conta Kids do Banco Inter com vários investimentos
É interessante manter a criança e adolescente com mais opções de investimentos para avançar na capacidade de gerenciamento. A Conta Kids do Banco Inter é uma ótima opção, pois conta com mais de uma forma de investir.
No Banco Inter, o adolescente pode utilizar toda a plataforma de investimentos “Pai” exceto o home broker, devido ao risco. Confira a seguir algumas das opções que estão disponíveis na plataforma de investimentos “Pai” do Banco Inter, na Conta Kids:
Renda fixa
O próprio adolescente pode utilizar o saldo da conta para investir em renda fixa, como :
– CDB;
– LCI;
– LCA;
Fundos de investimentos
Fundos de investimento podem ser uma ótima forma de investir, o próprio adolescente pode escolher a quais fundos vai aderir e gerenciar isto pelo App. Prático, não é verde?
Previdência complementar
A previdência complementar pode ser uma ótima forma de ensinar o adolescente a se precaver para o futuro. Por exemplo, é possível ensinar a economizar mensalmente algum dinheiro para os custos da faculdade.
Enfim, neste conteúdo, você encontrou informações legais e dicas interessantes sobre como ensinar adolescentes a lidar com o dinheiro. Por fim, vimos algumas opções de produtos bancários para te ajudar a fazer isto. Interessante, não é mesmo?
Não esqueça de compartilhar o conteúdo nas redes sociais! 😉