Dinheiro e adolescentes: como ensinar responsabilidade financeira?

Adolescentes sabem lidar bem com o dinheiro? Saiba como educar financeiramente os jovens, com nossas recomendações a seguir.



Anúncios



Publicidade

Responsabilidade financeira e adolescentes

Dinheiro e adolescentes: como ensinar responsabilidade financeira?

Adolescentes precisam aprender como entrar em contato com dinheiro para desenvolver responsabilidade financeira. Quer dicas de como fazer isto? Continue lendo e descubra informações interessantes.

Lembre-se que dinheiro é uma das poucas coisas que nos acompanha por toda vida e pode trazer muitas soluções. Logo, deve fazer parte da formação de todos.

Educação financeira para adolescentes, como ensinar a lidar com dinheiro e porquê?

O ideal é que desde de criança o adolescente tenha contato com dinheiro e aprenda a fazer boas escolhas de compra. Depois, quando já adolescente e entendendo melhor o dinheiro, o ideal é avançar e começar lições sobre investimentos também.

Ensinar o adolescente a se preparar para o amanhã é parte interessante do processo educativo. Parte deste “estar preparado” é justamente começar a entender de investimentos. 



Publicidade

Agora surge a pergunta: “Menor de idade pode realizar investimentos?”. A resposta é sim! E eles vão bem além da poupança. Conheça a seguir as opções de educação financeira para ensinar adolescentes a lidar com dinheiro.



Anúncios


Veja também:


Conta com cartão pré-pago para ensinar a gerenciar o próprio dinheiro

Se você começar a ensinar agora educação financeira para adolescentes, o ideal é fazer isto aos poucos. Então ensine, primeiro, como gerenciar a mesada por exemplo.

Um cartão pré-pago pode ser uma ótima ideia neste começo, já que permite tanto à criança quanto os pais, controlar os gastos através do extrato. Além disso, é ótimo para que o adolescente obtenha autonomia e, assim, seja direcionado até o alcance da educação financeira.

Existem opções de cartão que são gratuitas e outras com alguma taxa, isto depende muito da intenção e afinidade com o produto bancário.

A conta digital para adolescentes Z1 tem a mensalidade de R$ 10 reais e tem cartão pré-pago internacional. Enquanto isto, a conta digital Neagle Bank pode ser Free ou Plus, portanto existe esta opção gratuita.

Next Joy e fundo de investimento BB

Você também pode aderir a conta digital gratuita Next Joy que tem cartão de débito, cartão personalizado e plataforma de educação financeira. Além disso, no próprio nome do adolescente é possível fazer parte do fundo de investimento.

Ideal para motivar as crianças a já começar a investir, já que é mais fácil aderir a um fundo de investimento. Justamente essa facilidade de gerenciar, mas ao mesmo tempo uma forma de começar a investir, pode ser educativa e importante para adolescente.

Conta Kids do Banco Inter com vários investimentos

É interessante manter a criança e adolescente com mais opções de investimentos para avançar na capacidade de gerenciamento. A Conta Kids do Banco Inter é uma ótima opção, pois conta com mais de uma forma de investir. 

No Banco Inter, o adolescente pode utilizar toda a plataforma de investimentos “Pai” exceto o home broker, devido ao risco. Confira a seguir algumas das opções que estão disponíveis na plataforma de investimentos “Pai” do Banco Inter, na Conta Kids:

Renda fixa

O próprio adolescente pode utilizar o saldo da conta para investir em renda fixa, como :

– CDB;

– LCI;

– LCA;

Fundos de investimentos

Fundos de investimento podem ser uma ótima forma de investir, o próprio adolescente pode escolher a quais fundos vai aderir e gerenciar isto pelo App. Prático, não é verde?

Previdência complementar

A previdência complementar pode ser uma ótima forma de ensinar o adolescente a se precaver para o futuro. Por exemplo, é possível ensinar a economizar mensalmente algum dinheiro para os custos da faculdade.

Enfim, neste conteúdo, você encontrou informações legais e dicas interessantes sobre como ensinar adolescentes a lidar com o dinheiro. Por fim, vimos algumas opções de produtos bancários para te ajudar a fazer isto. Interessante, não é mesmo?

Não esqueça de compartilhar o conteúdo nas redes sociais! 😉