Quer saber como economizar na compra do material escolar?

Os gastos do início do ano podem apertar o orçamento doméstico. Confira nossas dicas para economizar na compra do material escolar.

Publicidade
Publicidade
economizar na compra do material escolar

Mais um ano letivo está prestes a começar. E você já comprou o material escolar do seu filho? Quer saber como economizar na compra?

O começo de ano não é fácil para ninguém. Afinal, além do material escolar ainda temos a matrícula, o IPTU, IPVA, sem contar as prestações adquiridas no final de ano.

A gente tenta apertar daqui, apertar dali, mas ainda assim é aquele sufoco. Parece que o dinheiro some da nossa mão, não é mesmo?

No entanto, para te ajudar a economizar dinheiro na compra do material escolar, separamos neste artigo quatro dicas. Dá só uma conferida!

Publicidade

1 – Não compre produtos de marcas caras

Um grande erro que é cometido pelos pais nessa época do ano é comprar produtos de marcas caras, acreditando serem melhores.

Publicidade

Claro que em alguns casos eles realmente podem ser melhores, mas é preciso levar em consideração todo o custo benefício.

Ou seja, um estojo de uma marca não tão boa, uma mochila um pouco mais barata, um lápis de cor mais barato podem ter a mesma durabilidade.

A escola não pode obrigar os pais a comprarem materiais de uma determinada marca. Por isso, você tem o poder de escolher a marca que bem quiser.

Dessa forma, procurar produtos substitutos é uma boa alternativa para quem está buscando fazer economia na compra do material escolar.

2 – Não compre nada fora da lista de material

A compra por impulso é muito comum entre nós brasileiros, e precisamos tomar cuidado com ela. Principalmente na hora de fazer a compra do material escolar.

Mesmo que você se encante com um estojo, uma mochila ou qualquer outro material, use a racionalidade, e só o compre em caso estritamente necessário.

O ideal é que antes de sair para fazer a compra do material escolar você faça uma listinha e compre somente o que está nela.

Pode parecer que não, mas são os pequenos gastos que muitas vezes são responsáveis pelo desequilíbrio financeiro nessa época do ano.


Confira outras dicas:


3 – Nunca leve seus filhos às compras de material escolar

Se você quer economizar na compra do material escolar, não leve seus filhos em nenhuma hipótese para fazer as compras juntos.

Crianças e adolescentes nem sempre entendem o que podem e o que não podem comprar. E se eles se encantarem com algum material irão querer comprar.

Dependendo do caso, você pode acabar cedendo e certamente isso vai te apertar no final do mês. Deixe para mostrar o material somente quando chegar em casa.

Você conhece o gosto dos seus filhos, então é só procurar comprar algo que eles gostariam pelo preço que realmente você pode pagar.

4 – Pesquise bastante antes das compras

Por fim, a nossa última dica é que você faça bastante pesquisa antes de comprar o material escolar dos seus filhos. Isso vai ajudar a economizar.

Até porque, você pode aproveitar uma promoção aqui, outra promoção ali, e no final do mês sentir uma grande diferença no seu bolso. Pode acreditar.

Se ainda assim você ver que o orçamento pode ficar curto, considere tomar um empréstimo pessoal para fazer as compras do material escolar.

Atualmente há diversas opções no mercado com juros mais reduzidos e facilidade na aprovação do crédito, como no Banco Pan, por exemplo.

Mas, não esqueça que a melhor forma de não se atrapalhar nessa época do ano é fazendo um bom planejamento das suas compras.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com seus amigos e parentes nas redes sociais.