Auxílio emergencial
Cerca de 12 milhões de pessoas estão com o cadastro inconclusivo e por essa razão estão com dificuldade para ter o auxílio emergencial aprovado.
Na última sexta-feira (01), Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, anunciou que essas pessoas precisam refazer o cadastro, ou pelo site ou pelo aplicativo “CAIXA | Auxílio Emergencial”.
Ainda de acordo com Pedro Guimarães, são vários os motivos pelos quais o cadastro precisa ser refeito como: CPF dos familiares em desconformidade, gênero não localizado, ser chefe de família mas não informar o CPF dos filhos e companheiro, dentre outros.
O que fazer agora?
Quem teve o retorno do aplicativo com a mensagem “dados inconclusivos” precisa realizar um novo cadastro corrigindo os dados apontados.
Como já antecipamos, são vários os dados que podem ter sido preenchidos incorretamente como:
- Não inserir o sexo;
- Inserir incorretamente dados dos membros da família;
- Divergência de cadastro dos membros da família;
- Inclusão de alguma pessoa da família com indicativo de óbito;
- Colocar-se como chefe da família sem indicar nenhum membro.
Dessa forma, basta fazer um novo cadastro corrigindo os dados que foram preenchidos incorretamente para então aguardar a aprovação ou recusa do auxílio.
E quem teve o auxílio emergencial negado?
Quem teve o auxílio emergencial negado poderá fazer uma contestação também no site ou aplicativo da Caixa. Esclarecendo que isso só pode ser feito uma única vez.
Desse modo, é preciso acessar o aplicativo e clicar em “acompanhe sua solicitação”. Depois será necessário informar o CPF, marcar a opção “não sou um robô” e clicar em continuar.
Você receberá então uma mensagem SMS com um código que deverá ser informado. Aparecerá na sua tela a mensagem “auxílio emergencial não aprovado” com o motivo pelo qual ele foi recusado.
Haverá então duas opções abaixo: “realizar nova solicitação” em caso de algum dado errado ou “contestar a informação”. Caso os dados estejam corretos, basta clicar nessa segunda opção e fazer a contestação.
Para quem estava no cadastro único e teve o auxílio negado, poderá fazer uma nova solicitação através do site ou aplicativo da Caixa.
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E quem foi aprovado e não consegue sacar o auxílio emergencial?
Além dos casos inconclusivos e negados, há ainda quem foi aprovado mas não está conseguindo sacar o benefício.
Afinal, para quem não informou uma conta bancária, é necessário baixar o aplicativo “Caixa Tem”, gerar um código para então ir até uma agência realizar o saque.
Para quem baixou o aplicativo e gerou o código, mas esse foi expirado antes da conclusão do saque, basta gerar outro código. Isso pode ser feito quantas vezes forem necessárias.
Já quem está enfrentando dificuldades na geração do código, é preciso se atentar pois o aplicativo sofreu uma atualização. Por isso é necessário baixar a versão atualizada do aplicativo.
Se o auxílio emergencial aparece como aprovado, mas no aplicativo Caixa Tem diz que não há conta digital e manda voltar para o aplicativo do auxílio emergencial, é preciso se atentar.
De duas uma: ou você informou uma conta onde o auxílio será depositado, ou você já tem uma conta poupança ou conta corrente da Caixa, e o dinheiro foi transferido para ela, sendo que nesse caso é só realizar o saque sem a necessidade do código.
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