terça-feira, outubro 15, 2024

Fake news: Nubank não vai encerrar as atividades!

Share

Nubank

Nubank_Garante_Que_Não_Vai_Fechar

Recentemente o Nubank anunciou a sua saída da Bolsa de Valores brasileira. Por conta disso, começaram a circular inúmeras notícias falsas de que o banco encerraria as suas atividades no país.

Entretanto, essas informações não passam de fake news que distorceram a informação. Afinal, o fato da instituição deixar a B3 não quer dizer que ela deixará de atuar no país. Por isso, é preciso ter muita atenção ao que se lê na internet.

Vale dizer, que aliado ao fato de anunciar sua saída da Bolsa de Valores, o app do banco digital passou por uma instabilidade bem no início do mês. E isso colaborou para que os usuários aumentassem sua desconfiança.

CARTÃO PAGBANK
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO PAGBANK

SEM ANUIDADE
 
RECOMPENSAS
Todo o dinheiro investido em CDB vira o limite do cartão
Você permanecerá no site atual

Nubank não vai fechar?

Por conta das informações falsas que passaram a circular com mais frequência, o Nubank foi obrigado a se pronunciar. A instituição deixou claro que as notícias não passam de fake news e que segue firme no país.

De acordo com o banco que possui 65 milhões de clientes, a instituição não só não vai fechar como também está aumentando os investimentos em novos recursos e iniciativas para ampliar a oferta de serviços financeiros.

O Nubank disse que a saída da B3 não terá nenhum impacto na vida dos seus clientes. E em relação aos investidores, eles estão recebendo algumas possibilidades de migração de investimentos sem que tenham qualquer tipo de prejuízo.

Já em relação aos problemas com o app que aconteceram no começo desse mês, a instituição disse lamentar, e que está trabalhando para que isso não aconteça mais nos próximos meses.


Leia também:


Aplicativo apresentou uma oscilação temporária

É de referir que o que aconteceu com o app do Nubank no começo deste mês foi apenas uma “oscilação temporária” porque o banco estava realizando algumas atualizações, mas que gradualmente voltou ao normal no mesmo dia.

Após a divulgação da nota, os usuários do banco digital se sentiram mais seguros diante de um mar de informações falsas que circularam nas redes sociais. Isso abre inclusive um alerta para as pessoas.

Afinal, vivenciamos na última década um crescimento muito repentino de informações e isso exige de nós um senso crítico muito maior para saber quais são as informações verdadeiras e quais são informações falsas.

Diariamente somos bombardeados de notícias, e muitas vezes quando lemos uma matéria em um portal acreditamos nela. Até porque a própria educação nos condicionou a isso.

Dessa forma, é preciso tomar um grande cuidado quando uma informação chega até você, verificando se ela realmente é verdadeira ou não passa de fake news. E essa verificação pode ser feita de várias maneiras.

Como saber se uma informação é fake news?

Para saber se uma informação é falsa ou verdadeira, a primeira coisa que você precisa fazer é pesquisar. Por isso, ao ler uma notícia, vá ao Google e pesquise para saber se outros portais também noticiaram.

Analise também quais são os portais que publicaram a matéria e veja se ela foi divulgada pela grande mídia. Existem alguns serviços de verificação de credibilidade disponibilizados pela Folha e Estadão para você consultar se uma informação é falsa.

Se receber um meme, em hipótese alguma acredite nele antes de pesquisar e ver se a informação é verdadeira. E o mesmo faça com os vídeos que chegam nas suas redes sociais.

Com os atuais recursos tecnológicos ficou muito fácil editar vídeos e imagens e por isso é imprescindível sempre investigar mais a fundo para não espalhar informação falsa pela internet. Até porque isso é caracterizado como crime.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e espalhe essa informação.

José Carlos Sanchez Júnior
José Carlos Sanchez Júnior
José Carlos é escritor e redator com formação acadêmica em Administração de Empresas e MBA em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria formado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Read more

Local News