Financiamento Imobiliário Caixa: como funciona?



Anúncios



Publicidade

Já ouviu falar sobre Financiamento Imobiliário Caixa, mas você quer saber mais sobre como funciona e quais são as regras? Continue lendo este artigo e descubra informações interessantes sobre este assunto.

Por ser um banco público com fins de utilidade geral, acaba oferecendo uma taxa geralmente menor, entretanto, não é regra. Interessante comentar que existe mais de uma linha de crédito imobiliário na CEF, mas a mais conhecida é o Minha Casa Minha Vida.

O que é o Financiamento Imobiliário Caixa?

Uma das características mais marcantes e que tem a ver com o objetivo social da instituição, é facilitar o acesso ao imóvel próprio. Justamente por isso, é possível obter até 35 anos para pagar o financiamento, facilitando a aquisição.

Além disso, em algumas linhas de crédito como Minha Casa Minha Vida é possível obter subsídio que desconta no valor do financiamento. No subsídio (que pode ser de até R$ 20 mil reais), quem compra o imóvel tem o desconto, e quem vende recebe o valor de volta em forma de isenção de impostos devidos.



Publicidade

Existe ainda a possibilidade de utilizar o saldo do FTGS para abater o valor do financiamento. Se na casa houver mais de um dependente, é possível utilizar o FGTS de todos os que são moradores do imóvel.



Anúncios

Com funciona para solicitar um Financiamento Imobiliário Caixa?

Veja a seguir as etapas para fazer a solicitação:

– 1ª Etapa: Simulação

Acesse o Simulador Habitacional Caixa, informe dados como: valor aproximado do imóvel, estado, cidade, dados pessoais.

– 2ª Etapa: Análise de crédito

Uma vez que você faça a simulação é necessário realizar a entrega de documentos para que o atendente proceda com a análise de crédito, e então seja liberado o financiamento.

– 3ª Etapa: Análise de engenharia

Depois de solicitado o financiamento, o imóvel escolhido é analisado por um engenheiro para que seja analisada as condições de uso, desta forma o imóvel é liberado para financiamento.

– 4ª Etapa: Assinatura do contrato

Quando o imóvel é liberado para utilização e o cliente passa pela análise de crédito é necessário realizar a assinatura do contrato.

– 5ª Etapa: Pagamento das prestações

Durante todo o período do contrato, que pode ir até 35 anos, o contratante se obriga a manter o pagamento das prestações.

– Gestão do financiamento

Você pode amortizar o valor antes do final do contrato, diminuindo as prestações ou até mesmo solicitar uma pausa no pagamento das prestações.


Veja também:

Não conseguiu participar “Minha Casa Minha Vida”? Conheça o Financiamento Imobiliário Itaú

Financiamento Imobiliário BB: veja como funciona a repactuação

Portabilidade de Financiamento Imobiliário: entenda como funciona e como pode ser útil


Conclusão

Enfim, neste artigo você ficou sabendo melhor como funciona o Financiamento Imobiliário Caixa. Vimos o que ele é, quais são as principais características e quais são as etapas e fases que compõe o processo. Comente conosco a sua opinião e compartilhe nas redes sociais.