Com a Selic baixa, os brasileiros irão tornar-se investidores na Bolsa?

- Publicidade -

A taxa Selic está em seu menor patamar da história, rendendo apenas 2% ao ano e abaixo da inflação. E agora, como ficam os investimentos?

Será que os investidores brasileiros deixarão de uma vez por todas o CDB e a Poupança para começar a investir na Bolsa de Valores? De acordo com uma pesquisa realizada pela B3, tudo indica que sim.

Só para ter uma ideia, de maio de 2019 até outubro de 2020, o número de brasileiros que investem na Bolsa saltou de 1 milhão para 3,2 milhões. Ou seja, em um ano tivemos mais de 2 milhões de pessoas iniciando seus investimentos em ações.

- Publicidade -

investidores na Bolsa
Com a Selic baixa, os brasileiros irão tornar-se investidores na Bolsa? – Imagem: reprodução / internet.

A queda na taxa Selic fará ter mais investidores na Bolsa?

De acordo com a pesquisa da B3, 44% dos novos investidores decidiram se aventurar por esse caminho por conta da baixa na taxa de juros. No entanto, para 56% deles, a decisão foi tomada para aprender uma nova modalidade de investimento.

Um dado interessante é que 39% destes novos investidores se definem como ousados. Isso quer dizer que eles preferem correr mais riscos em busca de rentabilidade maiores. E além disso, 56% deles possuem uma renda familiar de até R$ 4.999.

Analisando esses dados, podemos ver que a baixa na taxa de juros levou muitas pessoas a procurarem novos caminhos para aumentar a rentabilidade do investimento e assim se proteger da inflação.

No Brasil, tínhamos e ainda temos uma cultura muito enraizada de que é preciso ter muito dinheiro para investir na Bolsa de Valores. E esse é um tremendo engano. Só para comprovar o que estamos falando, o ticket médio de investimento de cada pessoa na Bolsa no ano passado foi de R$ 660.

Ou seja, não é preciso ter um grande capital para começar a investir. Até porque, muitas corretoras estão em busca desses pequenos investidores, e por isso estão baixando o percentual da taxa de corretagem.


Veja também:

- Publicidade -

Opinião: o papel dos bancos digitais no desenvolvimento do país

Qual o papel social da educação financeira? Confira nossa opinião

Como o banco digital pode ajudar na educação financeira do seu filho? Descubra!


Os investimentos em renda variável estão relacionados à cultura da população

Nos EUA praticamente todos os habitantes são investidores. Como lá a taxa básica de juros sempre foi baixa, desde cedo as pessoas aprendem a investir em ações. No Brasil isso sempre foi muito obscuro, principalmente para as classes mais baixas da população.

No entanto, de uns tempos para cá, com o aumento no acesso à informação, essa realidade está mudando. Inclusive, um dado interessante da pesquisa é que 68% dos novos investidores possuem entre 18 e 34 anos.

Em outras palavras, isso quer dizer que a geração Z que é mais adaptada à tecnologia está buscando mais informações de investimentos, e procurando investir de forma mais ousada em busca de melhores rentabilidades.

- Publicidade -

Portanto, podemos concluir que essa mudança está sendo comportamental. E por isso, investimentos em ações deverão continuar crescendo, mesmo que a Selic volte a subir.

Então investimentos em ações deverão crescer?

Sim. Daqui para frente, com o aumento da educação financeira, muita gente vai migrar da poupança e do CDB para fundos de investimento ou até mesmo ações diretas na Bolsa de Valores.

A própria pesquisa mostrou que 76% dos novos investidores pretendem continuar investindo em renda variável. Além disso, 86% deles disseram que gostariam de investir em ações de empresas no exterior.

Por conta dessa tendência, o Neon adquiriu recentemente a Magliano Invest enquanto o Nubank fez a aquisição da Easynvest. Isso mostra que os próprios bancos digitais estão ajudando nessa mudança de cultura.

E você, já investe ou investiu em ações na Bolsa de Valores? Se gostou deste artigo não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais.

MAIS POPULARES

Cartão de crédito para MEI do C6 Bank? Saiba como solicitar!

O C6 Bank é um banco digital completo que disponibiliza uma conta online sem mensalidades com um cartão de crédito sem anuidade...

Cartão Carrefour: desconto no supermercado, drogaria e posto de gasolina

O cartão Carrefour pertence a própria financeira do grupo e por isso pode oferecer benefícios e vantagens exclusivos. Ele é ideal para...

4 cartões de hipermercado para conhecer e comparar

Já conhece os cartões do Atacadão, Carrefour, Hipercard e Passaí? Sabia que eles têm diversos benefícios e vantagens exclusivos se você comprar...

Conheça 3 bancos digitais que te ajudarão a investir melhor!

Você tem um pouco de dinheiro guardado e está querendo melhorar a rentabilidade dos seus investimentos? Então você está no lugar certo.
- Publicidade -