Educação financeira das crianças
Ter mais tranquilidade financeira. Esse é o sonho que muitos brasileiros possuem, mas como fazer para conseguir isso?
O brasileiro sempre foi um povo imediatista e pouco preocupado com o futuro. No entanto, de uns tempos para cá, isso está mudando.
Inclusive, muitos pais estão em busca de começar a desenvolver a educação financeira dos seus filhos. E o banco digital pode ser um importante aliado nessa jornada.
Quer saber como? Então vem com a gente neste artigo.
Como aplicar a educação financeira para meu filho?
Começar a educar financeiramente uma criança não é tarefa fácil. Isso exige bastante tempo, disciplina e critério. Para educar financeiramente o seu filho, você precisa começar a dar uma mesada para ele. Dependendo da idade, isso pode ser feito semanalmente.
O ideal é que você comece a dar uma mesada para seu filho logo que ele completar 3 anos de idade, para ele já ir se familiarizando com o dinheiro.
Junto disso, você tem que começar a conversar com ele sobre dinheiro. Mostrar que tudo que ele quer precisa de dinheiro para comprar.
O papel da educação financeira e da mesada são fundamentais para fazer a criança entender o valor das coisas. E no futuro isso fará toda a diferença para ela.
Veja também:
Como unir educação financeira e mesada?
Ao dar uma mesada para seu filho, você vai deixar claro para ele que qualquer coisa que ele quiser, terá que usar a mesada para comprar.
Sendo assim, quando ele quiser algum produto que o dinheiro não der para comprar, você vai mostrar a importância dele poupar até ter o valor suficiente.
Com o tempo, ele vai aprendendo alguns conceitos como evitar compras por impulso, poupar para comprar um bem durável, fazer uma reserva de emergência.
Esses ensinamentos estarão enraizados dentro do subconsciente dele quando ele crescer, e por isso, ele será uma pessoa que terá bem mais tranquilidade financeira.
Então devo comprar um cofrinho para depositar a mesada?
Há alguns anos atrás, eu diria que essa seria a melhor opção. No entanto, com a chegada da tecnologia há meios muito melhores para pagar a mesada do seu filho.
O ideal é abrir uma conta digital para ele. Pois, nesse caso você não terá que pagar nenhuma taxa de mensalidade, e ele já vai se familiarizando com uma conta bancária.
Uma boa opção é a conta Kids do Banco Inter. Nesse caso, você pode depositar o dinheiro da mesada e dar o cartão de débito da conta para ele.
Aos poucos ele vai começar a entender como faz uma transferência, um depósito, um pagamento, e isso será bem importante para a vida dele.
Ademais, ficará mais fácil dele entender como se faz um investimento, além de ler um extrato e ver onde foi parar a mesada do mês.
Então a melhor maneira é abrir uma conta digital?
A melhor forma de educar financeiramente o seu filho é sem dúvida alguma abrindo uma conta digital para ele começar a controlar o dinheiro.
Mas, lembre-se de que você tem um papel importante na educação financeira dele, procurando sempre orientá-lo sobre o uso do dinheiro.
Se uma criança passa a ter uma mesada para administrar no mês, ela aprenderá a ter mais paciência para ter o que quer, e entenderá quando não é possível ter alguma coisa.
É justamente por isso que os bancos digitais estão avançando a cada dia nas contas kids, para ajudar os pais nessa jornada.
Além do Banco Inter, você também pode usar outros bancos digitais como o Neon, por exemplo. O importante é usá-lo como aliado na educação financeira do seu filho.
Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais.