Open Finance Bradesco. Entenda como ele funciona!

O Open Finance já está sendo introduzido no Brasil desde o início deste ano, sendo que as grandes instituições bancárias já estão possibilitando que os clientes façam o compartilhamento de dados. Esse é o caso do Bradesco.

Open Finance Bradesco

Open finance Bradesco

No ano passado, o Banco Central do Brasil começou a promover uma verdadeira revolução no sistema financeiro nacional. Tudo começou com a introdução do Pix que permite a transferência de dinheiro a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana.

Desde então, as transferências só podiam ser realizadas em horário comercial. Por isso, podemos dizer que o Pix mudou a nossa relação com o dinheiro, tirando a necessidade de fazer saques, por exemplo. Agora, em 2021, uma nova mudança começou.

Trata-se do Open Finance que é um sistema bancário aberto que dá mais autonomia para que nós consumidores possamos fazer o compartilhamento dos nossos dados. Quer saber mais sobre essa novidade? Vem com a gente neste post.

CARTÃO NEXT
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO NEXT

SEM ANUIDADE
 
CASHBACK
Um cartão de crédito como nenhum outro!
Você permanecerá no site atual

Como funciona o Open Finance?

O Open Finance é um sistema aberto de compartilhamento de dados que muda a dinâmica até então existente. Sendo assim, ao invés dos bancos serem os donos dos seus dados, você se torna dono deles.

Dessa maneira, você pode compartilhar os seus dados financeiros como movimentações bancárias, empréstimos, financiamentos com qualquer instituição e ter acesso a produtos financeiros com condições melhores.

Além disso, você poderá fazer a movimentação das suas finanças em um só lugar com muito mais praticidade. Pois, as instituições bancárias como o Bradesco estão oferecendo essas plataformas de controle para os seus clientes.

Isso quer dizer que você pode acessar a plataforma do banco e ver suas informações de todos os outros bancos em um só lugar. Com isso, você passa a ter muito mais controle da sua vida financeira. Interessante, não é mesmo?


Veja também:


Quais são os benefícios que o Open Finance proporciona?

Dentre os principais benefícios está o fato de você passar a ter o controle total sobre a sua vida financeira. Sendo assim, você escolhe com quem e quando compartilhar os seus dados bancários.

Desse modo, um banco não poderá compartilhar os seus dados com o outro sem o seu consentimento. E, além disso, tudo é feito de modo seguro por meio de API´s abertos que interligam os dados dos clientes.

Resumidamente, você não precisará mais construir todo um relacionamento com o banco para ter acesso a produtos financeiros. Afinal, por meio do compartilhamento de dados, o banco já entenderá o seu comportamento.

Como o Open Finance será introduzido por fases, até o momento podem ser compartilhados dados cadastrais, extratos de movimentação da conta, cartão de crédito, e operação de crédito.

Contudo, ao final da fase 4, o Open Finance estará completamente aberto, e até pagamentos via Pix poderão ser iniciados em um e-commerce sem a necessidade de você abrir o aplicativo do seu banco.

Isso sem falar que outros dados também poderão ser compartilhados ao final dessa fase, como operações de câmbio, investimentos, seguro e previdência. Ou seja, está acabando o tempo onde os seus dados viviam em posse das instituições.

Open Finance Bradesco

Indo ao encontro desse futuro, o Bradesco já está disponibilizando o Open Finance para quem quiser participar. Basta entrar no site da instituição, clicar em “Quero Participar” e fazer o compartilhamento dos seus dados.

Dessa forma, ao compartilhar os seus dados com o Bradesco, você vai poder consultar suas informações financeiras de todas as instituições participantes em um só lugar, além de aproveitar produtos e serviços com as melhores condições.

Assim que você fizer o seu cadastro no banco, já pode começar a usar o sistema e ter acesso ao que há de melhor em crédito no mercado. Portanto, esse é o futuro que está chegando de vez em nossas vidas.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.