Empréstimo pessoal: qual o melhor momento de solicitar?

Publicidade
Publicidade

Embora não seja o ideal, um empréstimo pessoal pode ajudar muita gente em momentos de aperto, principalmente igual ao que estamos vivenciando.

Por se tratar de um empréstimo onde os juros são razoavelmente altos, o ideal é evitá-lo ao máximo. No entanto, no Brasil onde a renda nem sempre é suficiente para pagar as contas, muitas vezes a solução encontrada é tomar um empréstimo pessoal.

Mas, é fundamental que o empréstimo não seja utilizado para compras de produtos supérfluos. Pois, além de gerar mais aperto no mês, o juro tornará o preço do produto ainda mais salgado.

Faça um bom planejamento financeiro antes de tomar um empréstimo

Antes de recorrer a um empréstimo pessoal, o ideal é fazer um bom planejamento financeiro para evitar problemas posteriores.

Publicidade

Vamos imaginar o seguinte, que você irá tomar um empréstimo cujo valor da parcela será de R$ 300,00 por mês. Em um primeiro momento, o valor será benéfico, pois você terá o dinheiro para o que precisa.

Publicidade

No entanto, depois, todo mês você terá que pagar o valor da parcela, e isso significa que terá menos renda para gastar. É por isso que é necessário realmente se planejar para isso.

Como você irá pagar juros por esse empréstimo, é fundamental evitar usá-lo de maneira desnecessária. Contrate um empréstimo pessoal somente quando necessário, e planeje muito bem antes para não passar aperto depois.


Veja também:


Empréstimo pessoal para pagar dívidas

Quando estamos com muitas dívidas no curto prazo, principalmente no cartão de crédito, o empréstimo pessoal pode ser uma boa opção.

Pois, nesse caso é possível alongar o prazo de pagamento da dívida com juros menores. No entanto, se houve o acúmulo de dívidas é porque a entrada de dinheiro está sendo menor que a saída.

Por essa razão, é essencial antes de fazer um empréstimo planejar o futuro. Fazer uma planilha com receitas e despesas e avaliar onde se pode cortar os gastos para conseguir honrar o empréstimo e não mais se endividar.

Fazer uma reforma na casa

Para quem deseja fazer uma reforma na casa, ampliar um quarto porque chegou mais um filho ou instalar uma piscina, o empréstimo pessoal também pode ser uma boa alternativa.

Claro que o ideal é juntar o dinheiro para isso, visto que não haverá juros. Contudo, nem sempre isso é possível, e nesse caso o empréstimo pessoal pode ser uma excelente opção.

Uma das vantagens dele é que você não precisa identificar onde está usando o dinheiro. Desse modo você terá mais liberdade para fazer a reforma do jeito que quiser.

Empréstimo pessoal para investimento em seu crescimento profissional

Para crescer na carreira é fundamental investir constantemente em cursos e treinamentos. Normalmente, esses cursos possibilitam aos alunos o pagamento mensal, facilitando assim o acesso ao conhecimento.

No entanto, existem casos em que há um grande desconto para o pagamento à vista do treinamento. E dependendo o tamanho do desconto vale bastante a pena tomar um empréstimo para pagar o curso.

Nesse caso, você está investindo em algo que realmente vale a pena, e que no futuro irá gerar um retorno financeiro para você.

Fazer a viagem dos seus sonhos

Quem é que não gosta de viajar não é mesmo? Conhecer novos lugares, novas culturas, novas pessoas. Mas, e quando nos falta dinheiro para isso?

Sempre quando tentamos guardar um dinheiro para essa finalidade aparece um imprevisto aqui, outro ali, e no final nunca conseguimos fazer a viagem almejada. Por isso, um empréstimo pessoal pode ser útil.

Vamos imaginar que todo ano você queira fazer uma viagem. É possível dividir um empréstimo pessoal em 12 vezes, viajar e sempre quando acabar o empréstimo, fazer outro.

Dessa forma, a viagem acaba sendo uma despesa constante no orçamento familiar, e como o prazo não é tão estendido, os juros também não serão tão corrosivos. E você poderá realizar o sonho de conhecer diversos destinos.

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe essa notícia com seus amigos nas redes sociais.