Confira o calendário de saques do FGTS emergencial

Foi liberado a consulta para o calendário de saques do FGTS emergencial para qualquer trabalhador que possua contas ativas ou inativas do Fundo. Confira.

Publicidade

Calendário de saques do FGTS emergencial

FGTS Emergencial

Na última segunda-feira (15) foi liberado a consulta para o calendário de saques do FGTS emergencial para qualquer trabalhador que possua contas ativas ou inativas do Fundo.

A liberação do FGTS emergencial irá começar, portanto, no dia 29 de junho, sendo que o formato de recebimento será o mesmo adotado no auxílio-emergencial. Ou seja, por meio de uma Poupança Social Digital.

Essa poupança pode ser consultada e controlada por meio do aplicativo Caixa Tem que está disponível tanto para iOS quanto para Android.

Entretanto, num primeiro momento o dinheiro estará disponível somente para pagamento de contas ou para a realização de compras usando o cartão de débito virtual ou também a tecnologia QR Code.

Publicidade

Veja também:

Publicidade

Quando o saque do FGTS emergencial poderá ser feito?

Para a realização do saque em espécie, os beneficiários irão precisar esperar um tempo maior. Afinal, tanto saques quanto transferências para qualquer outro banco deverão seguir o calendário estipulado pelo governo, sendo ele:

– 29 de junho – Nascidos em janeiro;

– 06 de julho – Nascidos em fevereiro;

– 13 de julho – Nascidos em março;

– 20 de julho – Nascidos em abril;

– 27 de julho – Nascidos em maio;

– 03 de agosto – Nascidos em junho;

– 10 de agosto – Nascidos em julho;

– 24 de agosto – Nascidos em agosto;

– 31 de agosto – Nascidos em setembro;

– 08 de setembro – Nascidos em outubro;

– 14 de setembro – Nascidos em novembro;

– 21 de setembro – Nascidos em dezembro.

Portanto, os beneficiários poderão fazer os saques e transferências a partir da data estipulada no calendário até o dia 30 de novembro. 

Caso o saque não seja feito até esta data, o valor voltará para a conta do fundo de garantia do beneficiário, não podendo mais ser realizado o saque.

As consultas dos valores podem ser feitas através do telefone no número 111, pelo site fgts.caixa.gov.br ou pelo aplitcativo do FGTS disponível para sistema Android e iOS.

Todos trabalhadores poderão fazer o saque emergencial?

O saque emergencial foi criado pelo governo federal através da Medida Provisória 946, para ajudar a minimizar a crise originada por conta da pandemia de coronavírus.

Desse modo, todos os trabalhadores que possuírem algum valor tanto em contas ativas quanto em contas inativas do FGTS poderão realizar o saque. 

O governo estima, portanto, que mais de 60 milhões de brasileiros com contas do FGTS poderão ser beneficiados com o programa. Lembrando que o teto será de R$ 1.045.

Sendo assim, se um trabalhador possuir um saldo superior a esse valor, ele irá sacar os R$ 1.045 e o restante continuará depositado no FGTS.

Já se o trabalhador possuir saldo inferior a esse valor, poderá sacar todo o valor disponível nas suas contas do FGTS. 

Dos 60 milhões de brasileiros que terão o direito ao saque emergencial do FGTS, estima-se que aproximadamente 20 milhões não possuem contas em banco. Por isso foi necessário a criação do calendário para evitar aglomerações nas agências bancárias.

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta notícia com seus amigos nas redes sociais.