Calendário de saques do FGTS emergencial
Na última segunda-feira (15) foi liberado a consulta para o calendário de saques do FGTS emergencial para qualquer trabalhador que possua contas ativas ou inativas do Fundo.
A liberação do FGTS emergencial irá começar, portanto, no dia 29 de junho, sendo que o formato de recebimento será o mesmo adotado no auxílio-emergencial. Ou seja, por meio de uma Poupança Social Digital.
Essa poupança pode ser consultada e controlada por meio do aplicativo Caixa Tem que está disponível tanto para iOS quanto para Android.
Entretanto, num primeiro momento o dinheiro estará disponível somente para pagamento de contas ou para a realização de compras usando o cartão de débito virtual ou também a tecnologia QR Code.
Veja também:
Quando o saque do FGTS emergencial poderá ser feito?
Para a realização do saque em espécie, os beneficiários irão precisar esperar um tempo maior. Afinal, tanto saques quanto transferências para qualquer outro banco deverão seguir o calendário estipulado pelo governo, sendo ele:
– 29 de junho – Nascidos em janeiro;
– 06 de julho – Nascidos em fevereiro;
– 13 de julho – Nascidos em março;
– 20 de julho – Nascidos em abril;
– 27 de julho – Nascidos em maio;
– 03 de agosto – Nascidos em junho;
– 10 de agosto – Nascidos em julho;
– 24 de agosto – Nascidos em agosto;
– 31 de agosto – Nascidos em setembro;
– 08 de setembro – Nascidos em outubro;
– 14 de setembro – Nascidos em novembro;
– 21 de setembro – Nascidos em dezembro.
Portanto, os beneficiários poderão fazer os saques e transferências a partir da data estipulada no calendário até o dia 30 de novembro.
Caso o saque não seja feito até esta data, o valor voltará para a conta do fundo de garantia do beneficiário, não podendo mais ser realizado o saque.
As consultas dos valores podem ser feitas através do telefone no número 111, pelo site fgts.caixa.gov.br ou pelo aplitcativo do FGTS disponível para sistema Android e iOS.
Todos trabalhadores poderão fazer o saque emergencial?
O saque emergencial foi criado pelo governo federal através da Medida Provisória 946, para ajudar a minimizar a crise originada por conta da pandemia de coronavírus.
Desse modo, todos os trabalhadores que possuírem algum valor tanto em contas ativas quanto em contas inativas do FGTS poderão realizar o saque.
O governo estima, portanto, que mais de 60 milhões de brasileiros com contas do FGTS poderão ser beneficiados com o programa. Lembrando que o teto será de R$ 1.045.
Sendo assim, se um trabalhador possuir um saldo superior a esse valor, ele irá sacar os R$ 1.045 e o restante continuará depositado no FGTS.
Já se o trabalhador possuir saldo inferior a esse valor, poderá sacar todo o valor disponível nas suas contas do FGTS.
Dos 60 milhões de brasileiros que terão o direito ao saque emergencial do FGTS, estima-se que aproximadamente 20 milhões não possuem contas em banco. Por isso foi necessário a criação do calendário para evitar aglomerações nas agências bancárias.
Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta notícia com seus amigos nas redes sociais.