Vacinação vai garantir retomada da economia? Descubra!

- Publicidade -

Estamos novamente vivendo dias de pesadelo. Hospitais lotados, comércio fechado em alguns estados e a incerteza sobre o futuro.

Diante de tanto dilema, uma dúvida surge entre as pessoas: a vacinação em massa vai garantir a retomada da economia?

Na última segunda-feira (25) o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que sim. Para ele, a vacinação será decisiva para a economia voltar a girar.

- Publicidade -

No entanto, há algumas questões que ainda são bastante incertas em relação à vacina, e talvez nem tudo volte a ser como antes.

Vacinação vai garantir retomada da economia
Vacinação vai garantir retomada da economia? Descubra! – Imagem: reprodução / internet.

A vacinação vai garantir a retomada da economia?

No último dia 17, a Anvisa aprovou para uso emergencial as vacinas Coronavac e AstraZeneca que mostraram eficácia comprovada contra o Covid-19.

As duas vacinas passaram pela fase 3, que é considerada a última fase no desenvolvimento de uma vacina que garante sua real eficácia.

Dessa forma, ao que tudo indica elas serão capazes de imunizar a população. Mas, por se tratar de um vírus novo, inúmeras ressalvas foram feitas pela Anvisa.

No caso da coronavac, a Anvisa informou que ainda faltam dados sobre a duração da proteção, eficácia em idosos e anticorpos gerados nas pessoas.

Já em relação a AstraZeneca, também faltaram dados sobre a geração de anticorpos e a data de validade do imunizante.

- Publicidade -

Por isso, apesar das evidências científicas indicarem uma imunização, fica uma pergunta: por quanto tempo a população estará imunizada? Isso ainda não se sabe.

E esse é um dos pontos-chaves para afirmar que a vacinação será capaz de realmente proporcionar uma retomada da economia.


Veja outros artigos:

Qual o papel social da educação financeira? Confira nossa opinião

Pix para paquerar? Saiba mais sobre essa inusitada história!

Fechamento das agências bancárias é uma tendência? Descubra!

- Publicidade -


Então a situação não voltará a ser como antes?

Após a vacinação em massa, as relações sociais vão aos poucos voltando ao normal como aulas, funcionamento do comércio, bares, etc.

No entanto, a população deverá procurar ao máximo continuar seguindo os protocolos de prevenção como o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social.

Inclusive, até a forma de cumprimentar precisa ser repensada, como a substituição de um aperto de mão por uma reverência.

Pois, apesar da imunização, ainda não está claro o tempo de imunidade, e ações como essas podem evitar um novo colapso lá na frente.

Em resumo, é possível tomar algumas precauções para a economia girar após a vacinação. Mas é preciso da colaboração de toda a sociedade.

O que deve mudar no chamado novo normal?

Após a vacinação, a sociedade deverá entender que grandes aglomerações em locais com pouca ventilação deverão continuar sendo evitados.

Além disso, quem puder, deverá priorizar as compras online para diminuir o contato com outras pessoas. Tudo isso em conjunto com a vacina vai ajudar o país a sair do recesso.

Um outro ponto que também precisa ser pensado é em relação aos meios de pagamentos. O pagamento em dinheiro precisa ser evitado ao máximo.

Novas tecnologias estão surgindo e devem ser exploradas como o Pix, o pagamento por QR Code, por aproximação do cartão, contas digitais como Banco Pan, dentre outros.

Inclusive, o pagamento por reconhecimento facial também está avançando bastante e em pouco tempo já deverá começar a ser usado.

As empresas que conseguirem manter os colaboradores em home office, deverão continuar optando por essa modalidade.

E as escolas deverão explorar também as aulas online em alguns casos, como matérias optativas por exemplo. Além é claro de criar turmas reduzidas e distanciamento.

Se todos fizerem sua parte, é bem provável que a economia volte a girar após a vacinação em massa, e o emprego e renda voltem a crescer no Brasil.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com seus amigos e parentes nas suas redes sociais.

MAIS POPULARES

Cartão de crédito para MEI do C6 Bank? Saiba como solicitar!

O C6 Bank é um banco digital completo que disponibiliza uma conta online sem mensalidades com um cartão de crédito sem anuidade...

Cartão Carrefour: desconto no supermercado, drogaria e posto de gasolina

O cartão Carrefour pertence a própria financeira do grupo e por isso pode oferecer benefícios e vantagens exclusivos. Ele é ideal para...

4 cartões de hipermercado para conhecer e comparar

Já conhece os cartões do Atacadão, Carrefour, Hipercard e Passaí? Sabia que eles têm diversos benefícios e vantagens exclusivos se você comprar...

Conheça 3 bancos digitais que te ajudarão a investir melhor!

Você tem um pouco de dinheiro guardado e está querendo melhorar a rentabilidade dos seus investimentos? Então você está no lugar certo.
- Publicidade -