Veja como o Nubank usa dados para criar novas experiências e aumento de crédito

O banco digital Nubank desenvolveu um projeto de inteligência artificial que avalia e aumenta com mais precisão o limite de crédito. Entenda

Nubank e aumento de crédito

O Nubank passou dois anos desenvolvendo esse projeto, que começou a ser implantado em junho e que já levou ao aumento de crédito para 30 milhões de clientes do banco.  A implantação dessa nova tecnologia vemsendo de forma gradativa e a previsão é que até junho de 2022, o banco aumente a distribuição de crédito em um total de 26 bilhões de reais para os seus clientes.

A origem

Shaka, como é chamada a inteligência artificial da fintech, foi criada após o banco ouvir muitas queixas de seus clientes com relação ao impacto do crédito em suas vidas. Com a Shaka, o banco espera tornar a análise de crédito mais automatizada e dinâmica. Dessa forma, o cliente pode ter acesso a melhores condições de crédito de maneira mais simples.

O que mudou?

A inteligência artificial anterior à Shaka analisava apenas os comportamentos passados e futuros dos clientes. Porém, o banco percebeu que a IA era muito boa para prever comportamentos, mas mesmo assim, os clientes necessitavam de uma análise diferenciada, com base nas causas e efeitos do crédito em suas vidas.

Banco Inter
CARTÃO DE CRÉDITO

Banco Inter

SEM ANUIDADE
 
CASHBACK
Crédito ou débito, internacional com custo ZERO!
Você permanecerá no site atual

Agora, a IA consegue fazer de simulações de créditos e comportamentos individualizados dos clientes Nubank, para assim ter um melhor cenário de crédito para seus usuários.

Além disso, para que houvesse um resultado ainda melhor, o banco Nubank uniu diversas equipes de conhecimentos diferentes, como cientistas de dados, analistas financeiros, analistas de negócios e engenheiros de software, que trabalharam em conjunto para desenvolver esse novo modelo de crédito, em que a análise compara uma variedade maior de cenários e estima os limites extras com maior precisão. Essa equipe também fez análise de riscos e de linhas gerais para trazer mais segurança ao banco.

Soluções para os autônomos e menores salários

Segundo o banco digital, a melhoria vai trabalhar de forma gradativa e geral, sendo assim, os trabalhadores sem carteira assinada e os menos favorecidos tambem poderão ter acesso a melhores condições de crédito, assim como os negativados, já que o sistema leva em conta os aspectos comportamentais.

A empresa também afirma que com o novo sistema será possivel aumentar em até 3 vezes o seu limite de crédito.

Implementação

A nova IA está sendo implementada de forma pioneira no Brasil, e mesmo com a crise pandêmica que assola o país, os planos da Nubank são de estender essa implementação para outros países como México e Colômbia, países em que a Fintech também opera com sucesso. O banco ainda afirma que a IA poderá sofrer mudanças para atuar em outros países, já que os aspectos culturais e econômicos são muitos distintos.

Veja também:

Pensando em oferecer uma melhor experiência de crédito para seus clientes e sabendo a importância que o crédito tem na vida dos brasileiros, o Nubank espera com a nova IA (Shaka) melhorar ainda mais a implementação de melhores limites de créditos para seus clientes e assim mudar a vida das pessoas para melhor.

Se você quer ter melhores condições de crédito, o Nubank pode te ajudar nesse processo, afinal, o banco digital possui uma grande quantidade de clientes e está em exponencial crescimento, sempre com soluções inovadoras e facilitadoras.

Esse conteúdo te ajudou? Se sim, compartilhe-o com seus amigos e familiares e nos ajude a disseminar o conhecimento!