Cadastro Positivo: Pagar Tudo à Vista Pode Baixar sua Pontuação

Publicidade

Talvez você acredite que pagar tudo à vista seja a melhor opção para manter suas finanças controladas. E pode até ser. Entretanto, não utilizar cartão de crédito irá dificultar sua análise de crédito e pode acabar baixando sua pontuação no Cadastro Positivo. Veja informações mais completas a seguir.


Veja também


É importante dizer que a principal fonte de informações do Cadastro positivo, para decidir se você é bom pagador, são seus dados bancários. Neste ponto é interessante dizer que as contas que você abre no comércio e carnês não são a principal métrica do Cadastro Positivo para decidir seu score.

Entretanto, não se descuide das contas feitas nos chamados “carnês” por que é provável que em algum tempo, estes dados também possam ser utilizados. Mas, você deve ter mais atenção com as informações bancárias que você coloca no mercado através dos bancos.

Publicidade

Utilizar seu cartão de crédito pode melhorar sua pontuação no Cadastro Positivo

Isto acontece porque quanto mais a pessoa utiliza o crédito, mais informações fornece ao sistema bancário e melhor a sua nota de crédito, contanto que estes dados sejam de qualidade. É importante salientar que compras feitas na função débito não afetam de forma alguma sua nota de crédito e não fornece dado algum ao sistema que julga o score.

Publicidade

É importante dizer que não adianta em nada você comprar e parcelar tudo no cartão de crédito e acabar endividado. Neste caso, o sistema tem informações suas, mas são ruins, más referências, o que de fato não é interessante.

O que se fala aqui não é de forma alguma um incentivo a que todas as compras sejam feitas no crédito, sem análise alguma, já que cada pessoa tem a sua própria realidade financeira e econômica. Não é útil, de forma alguma, utilizar o crédito para que sistema tenha informações suas e acabar enrolado nas contas.

O importante é que, considerando sua situação em particular, você comece parcelando uma compra ou realizando elas no cartão de crédito, sempre tomando os cuidados necessários para evitar o descontrole financeiro. Ao tomar o crédito com consciência, e pagando regularmente suas dívidas, sua pontuação de crédito aumentará.

Este fenômeno acontece por que desta forma o sistema consegue traçar seu perfil de pagador, e entender seus hábitos de consumo e utilização do crédito, podendo assim prever sua atitude diante do crédito que irão te fornecer. E então, através desta previsão, terão mais confiança em lhe fornecer um empréstimo ou financiamento.

Conclusão

Enfim, neste artigo você descobriu que utilizar seu cartão de crédito conscientemente, pode ser uma ótima maneira de construir uma boa pontuação no Cadastro Positivo. Interessante lembrar que mesmo que você hoje não esteja precisando de um financiamento, é bom ter um histórico bem estruturado para que, quando você precisar, tenha acesso ao crédito.

Gostou da dica? Comente conosco sua opinião e compartilhe com seus amigos também! 🙂