quarta-feira, julho 24, 2024

Confira calendário de saque do FGTS e Auxílio Emergencial

Share

Saque do FGTS e Auxílio Emergencial

auxílio emergencial

Tanto o saque emergencial do FGTS quanto o pagamento do Auxílio Emergencial serão feitos pela poupança social digital criada pela Caixa Federal que pode ser controlada pelo aplicativo Caixa Tem.

O governo pretende com essa decisão evitar, portanto, aglomerações nas agências da Caixa para evitar um maior contágio de coronavírus.

A única exceção, contudo, são os beneficiários do Bolsa Família que sacaram o benefício em dias escalados nas próprias agências.

No entanto, apesar dos recursos estarem disponíveis na poupança digital, eles não poderão ser transferidos ou sacados em um primeiro momento.

Desse modo, é preciso seguir um calendário de saque ou então fazer compras ou usar o dinheiro para pagar contas pelo próprio aplicativo.

Pagamentos do FGTS começaram a ser feitos nesta semana

Os beneficiários do Bolsa Família já acabaram, entretanto, de receber o auxílio emergencial, e quem fez o cadastro pelo aplicativo da Caixa está tendo os recursos disponibilizados nesta semana.

Já quem tem direito ao saque emergencial do FGTS começará, portanto, a receber nesta semana o valor do fundo via poupança digital da Caixa.

De acordo com Pedro Guimarães, presidente da Caixa, “o racional para isso é minimizar aglomerações, lembrando que temos pagamento de 65 milhões de pessoas do auxílio emergencial, 3,5 milhões do BEM e mais 60 milhões do FGTS”.

Guimarães, em live na sexta-feira (26) ainda ressaltou que “é impensável realizar esses pagamentos na boca do caixa, em ATMs, de uma vez.”

Na segunda-feira (29) a Caixa começou, portanto, a depositar o valor de até R$ 1.045,00 do FGTS emergencial para as pessoas que nasceram no mês de janeiro.

Já o auxílio emergencial começou a ser pago no sábado (27) e se estenderá, desse modo, até o próximo sábado (04). Dessa forma, todos os beneficiários de programas sociais, com exceção do Bolsa Família terão uma Poupança Social Digital da Caixa.

Possibilidades de saques do FGTS e do Auxílio Emergencial

Para quem irá receber pela poupança social digital da caixa, nesse primeiro momento só poderá fazer pagamento de boletos assim como compras com o cartão de débito virtual.

Se a pessoa indicou uma outra conta para transferência, terá que esperar pelo mesmo calendário de saque para transferir o dinheiro.

No entanto, como o depósito nos bancos digitais como Nubank e Banco Inter pode ser feito por boleto bancário, há a opção de pagar esse boleto pelo aplicativo da Caixa Tem.

Com isso, o valor estará disponível na conta em um dia útil. Para quem usa os aplicativos do Mercado Pago e PicPay também é possível transferir o benefício.

Nesse caso, basta cadastrar o cartão de débito virtual que é criado no aplicativo da Caixa Tem e fazer a transferência de valores que cai em poucos segundos nessas carteiras digitais.


Veja também:


Calendário de saque do Auxílio emergencial

Apesar do dinheiro já estar sendo disponibilizado pelo Caixa Tem, os saques do Auxílio Emergencial só começarão a ser realizados no dia 18 de julho, seguindo o seguinte cronograma:

– 18 de julho – nascidos em janeiro;

– 25 de julho – nascidos em fevereiro;

– 01 de agosto – nascidos em março;

– 08 de agosto – nascidos em abril;

– 15 de agosto – nascidos em maio;

– 29 de agosto – nascidos em junho;

– 01 de setembro – nascidos em julho;

– 08 de setembro – nascidos em agosto;

– 10 de setembro – nascidos em setembro;

– 12 de setembro – nascidos em outubro;

– 15 de setembro – nascidos em novembro;

– 19 de setembro – nascidos em dezembro.

Calendário de saques do FGTS emergencial

Para quem tem direito ao FGTS emergencial, também precisará esperar pelo cronograma para poder fazer o saque e transferência para outras contas bancárias. O cronograma de saque será o seguinte:

– 25 de julho – nascidos em janeiro;

– 08 de agosto – nascidos em fevereiro;

– 22 de agosto – nascidos em março;

– 05 de setembro – nascidos em abril;

– 19 de setembro – nascidos em maio;

– 03 de outubro – nascidos em junho;

– 17 de outubro – nascidos em julho e agosto;

– 31 de outubro – nascidos em setembro e outubro;

– 14 de novembro – nascidos em novembro e dezembro.

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta notícia com seus amigos nas redes sociais.

José Carlos Sanchez Júnior
José Carlos Sanchez Júnior
José Carlos é escritor e redator com formação acadêmica em Administração de Empresas e MBA em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria formado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Read more

Local News