Como saber se estão usando meu CPF?

Ter o CPF utilizado em fraudes pode trazer muitos problemas, desde transações indevidas em seu nome até falsas solicitações de crédito que terminam em dívidas. Saiba a seguir como se proteger.



Anúncios



Publicidade

Descubra o Registrato, alerta SPC e indenização

Como_saber_se_estão_usando_meu_CPF

É possível que você se previna para não ter seu nome usado de forma irregular. Um CPF pode ser utilizado indevidamente para fazer compras e celebrar contratos ou para fazer transações em seu nome de forma a mascarar alguma fraude. Mas calma, vamos ensinar como se proteger, evitar problemas e também como agir caso tenha sido vítima.

Infelizmente muitos brasileiros foram vítimas de vazamento de dados em grande escala, pior ainda é que estes dados podem ser utilizados sem que a pessoa saiba. Além disso, ninguém está livre de perder a carteira ou de ter os documentos furtados, não é verdade? Entretanto, precisamos saber como evitar que um destes problemas cause um dano ainda maior, saiba que existem ótimas ferramentas para isso.

A seguir iremos falar sobre as ferramentas disponíveis para você utilizar e evitar que seu CPF e nome seja usado indevidamente. Além do Registrato do Bacen, monitoramento de CPF e alerta SPC, também falaremos sobre a possibilidade de receber indenização caso tenha sofrido negativação com alguma dívida que não era sua, ou feita sem seu consentimento. 


Veja também:


O que pode acontecer se meus dados forem utilizados indevidamente?

A resposta pode ser bem ampla, já que os dados básicos são utilizados nos mais diversos tipos de cadastros e contratos simples e complexos. Mas de forma geral os criminosos que acessam a dark web (onde os dados de vazamentos vão parar), vendem para outras pessoas de índole duvidosa também. Então, o que pode acontecer é seus dados serem utilizados para abrir uma conta e movimentar e apagar rastros de lavagem de dinheiro (conhecido como laranja) ou para realizar compras e fazer dívidas em seu nome.



Publicidade

Entretanto, além dos vazamentos que acontecem onde os dados são acessados por hackers e vendidos na dark web, também existem situações de roubo, furto e perda ou extravio de documentos e cartões. Nestes casos geralmente o foco é o dinheiro e os cartões que podem ser utilizados para fazer compras, ou colocados fora.



Anúncios

Quais ferramentas tenho à disposição para me proteger? Como resolver um problema que já aconteceu?

Para saber como lidar com a situação vamos falar dos dois principais problemas, que são contas de movimentação para mascarar operações (laranja) e compras indevidas. Para evitar que haja movimentações bancárias em seu nome além da sua permissão, a melhor ferramenta é o Registrato. Com extrato em mãos, você pode conferir todas as contas correntes, de pagamento, feitas em bancos tradicionais e digitais, que estejam em seu nome ou com seu CPF.

Para evitar que você tenha problemas com contratos indevidos em seu nome, o ideal é utilizar o monitoramento de CPF. Isso, porque geralmente, toda empresa que faz um contrato ou até um orçamento consulta o seu CPF na base de dados do SPC ou Serasa. Logo, ao verificar as consultas ao CPF você consegue notar seu uma consulta foi indevida. Se notar alguma consulta em uma loja ou local que não conhece, abra um boletim de ocorrência e tente entrar em contato com o local informando, para dizer que não foi você que fez aquela solicitação ou contrato. 

Outra forma é utilizar o SPC alerta de documentos para avisar que seus dados foram utilizados sem seu consentimento ou que perdeu seus documentos. Ao notar a perda ou furto é necessário solicitar novos cartões com nova numeração e com outra senha. Uma dica super legal é saber que você pode buscar indenização se o seu nome foi negativado por uma compra que você não fez. Existem muitas assessorias jurídicas que fazem este trabalho, entre elas a Resolvvi, que te ajuda com problemas de direito do consumidor.

Quer saber mais informações sobre como funciona a ferramenta disponibilizada pelo Banco Central do Brasil? Veja no conteúdo a seguir como funciona e como fazer para utilizar o Registrato e conferir se ninguém está usando seu nome para abrir contas bancárias ou solicitar crédito sem seu consentimento. Clique neste botão e entenda melhor esta ferramenta.