Você foi afetado pelo vazamento do Facebook?

Recentemente houve uma notícia de vazamento de dados em uma das redes sociais mais utilizadas do mundo, como isso te afeta? O que você pode fazer para se proteger?

Meus dados no Face estão seguros? 

Os meus dados no Facebook estão seguros?

Alguns especialistas em segurança afirmam que muitas pessoas tiveram seus dados vazados através de suas contas na rede social. O assunto vazamento de dados, em diversas contas e serviços, já não é novidade.

Atualmente, não é difícil se deparar com a expressão “vazamento de dados” atrelada a uma determinada empresa ou site. Mas, o que de fato está acontecendo? Como saber se estou seguro?

Em um mundo onde tudo é digital, segurança de dados é assunto importante, por isso, devemos tomar cuidados certos e necessários, além de aprender a nos proteger. Afinal de contas, com tantas redes sociais, contas digitais, formulários aqui e acolá, como podemos buscar mais segurança? São tantos cadastros feitos na internet e outros feitos em empresas físicas com bancos de dados digitais que precisamos aprender a tomar algumas medidas.

Continue lendo e descubra informações interessantes para descobrir se você foi afetado pelo vazamento de dados. Além disso, saiba o que pode fazer para se proteger caso isto tenha acontecido. Por fim, falaremos como ter mais segurança de dados, com dicas práticas para deixar sua conta menos vulnerável. Saiba mais a seguir.


Veja também:


Como saber se meus dados estão seguros e descobrir outras vulnerabilidades?

Um problema que aconteceu em 2019 acabou expondo os dados de cerca de 530 milhões de pessoas. Agora o problema já foi corrigido e outras contas não poderão ser alvo desta falha. Entre as informações coletadas estão e-mail, telefone e localização, é importante dizer que nem todos os usuários tiveram os dados expostos.

Existe uma forma de conferir se sua conta foi alvo de alguma vulnerabilidade causada por vazamento de dados: são sites onde ao colocar seu e-mail ou telefone é possível saber se você foi vítima. 

Através de sites como o https://haveibeenpwned.com você consegue saber em quais contas você possivelmente teve seus dados vazados. Para isto, abra o link e no campo de pesquisa coloque o seu e-mail e clique no botão “pnwed”. Será exibido um relatório onde você poderá ter duas notícias “Good news — no pwnage found!”, que significa que seu e-mail não foi encontrado em nenhum lugar onde houveram vazamentos recentes ou a notícia “Oh no — pwned!”, com a lista de sites que você provavelmente foi alvo de vazamentos.

Estou com vulnerabilidades no meu e-mail ou telefone, o que fazer?

Nos sites onde você tem conta com aquele e-mail e que foi verificado que você tem problemas de segurança, troque a senha. No próprio site do “Have I been Pwned”, existem dicas de como evitar ter problemas com segurança digital. A primeira coisa a se fazer é criar senhas fortes e diferentes para todos os websites que você acessa. A segunda dica é buscar ativar a autenticação em dois fatores para as contas que você utiliza. 

A terceira informação interessante é subscrever seu email no site para ser notificado caso algum problema aconteça e seu e-mail e outras informações sejam expostas. Para isto, basta clicar no link “subscribe” e ativar as notificações para que caso algo aconteça e seu e-mail vá para um banco de dados clandestino, você saiba e possa se proteger.

Como sabemos que você está preocupado com sua segurança online, vamos te sugerir um conteúdo interessante para quem está buscando maior proteção. O primeiro deles é sobre um bom antivírus gratuito para smartphone que é importante para manter a segurança, já no outro conteúdo você vai ver como saber se uma empresa é segura ou não, já que fizemos recentemente uma avaliação do Bom pra Crédito.