Menores de idade e cartão de crédito

O menor de idade pode criar uma conta, fazer as movimentações e transações convencionais, fazer investimentos e utilizar a função débito. Porém, não é permitido que o menor de idade possua um cartão de crédito ou que participe de nenhuma transação relacionada à modalide de crédito.
Porque abrir uma conta para um menor de idade?
Muitos pais têm a dúvida se devem abrir uma conta para seu filho ou não. Ter uma conta muitas vezes é relacionado a quem trabalhou muito tempo e já sabe lidar com seu próprio dinheiro e já entende o valor dele.
Porém, abrir uma conta para seu filho pode ser uma boa maneira de ensiná-lo como gerir sua vida financeira, além de lhes dar mais responsabilidade. Além disso, os pais podem utilizar essa conta como um fundo para guardar dinheiro para a faculdade de seu filho ou até mesmo para despesas emergenciais relacionadas ao menor de idade.
Abrir uma conta em banco, além de ensinar o menor de idade a se tornar mais independente financeiramente, ainda começa a criar um relacionamento do menor com a instituição financeira desde cedo, o que pode fazer com que ele tenha melhores condições e benefícios quando atingir sua maioridade.
Como abrir uma conta para um menor de idade?
Segundo o Banco Central, os menores de 16 anos que desejam abrir uma nova conta devem ser representados pelos pais. Já no caso de maiores de 16, mas menores de 18, é obrigatório a presença de um dos pais ou do representante legal no processo de abertura da conta.
Com exceção dos menores emancipados pelos pais, esses podem solicitar a abertura da conta normalmente sem necessitar da presença de um dos pais ou de um responsável legal.
Para abrir a conta, são necessários os documentos de identificação do titular e do responsável, o famoso RG ou equivalente, o CPF dos dois e também um comprovante de residência.
Também serão pedidos dados como:
- Nome completo, filiação, nacionalidade, data e local do nascimento, sexo, estado civil, nome do cônjuge, se casado, profissão e documento de identificação
- Endereços de residência e comercial
- Telefones para contato
O Banco Central também esclarece que as instituições financeiras são livres para aceitar a abertura de contas por canais digitais, logo, não é mais necessário comparecer a uma agência física com os pais, se o banco oferecer essa opção.
Veja também
- Auxílio Emergencial: mães menores de idade já podem solicitar até R$1.200
- Saiba como abrir uma conta do PicPay para menor de idade
- Conheça 5 contas para o seu filho menor de idade!
Benefícios de uma conta digital
Em uma conta digital o cliente pode efetuar todas as suas transações, consultar saldos, movimentar seu dinheiro e acompanhar seus gastos pela internet e pelo seu smartphone. Por isso, é o ideal para os adolescentes, já que eles já estão bastante familiarizados com os aplicativos e sites, e a maioria já possui um smartphone.
Além disso, o menor de idade terá acesso a todos os processos bancários, sendo que a maioria é isenta de custo, evitando assim taxas e mensalidades abusivas, o que oferece muito mais tranquilidade aos pais.
Também temos a questão da segurança, pois em bancos digitais, todos os seus dados financeiros são criptografados. Dessa forma, os dados do adolescente e dos seus pais estarão sempre protegidos.
Outro fator que costuma chamar muita atenção dos jovens é o fato de os bancos digitais possuírem atendimentos online, via whatsapp ou chat em sua própria plataform. Assim, o cliente não precisa ir até uma agência física para resolver algum incômodo.
Portanto, abrir uma conta digital para menor de idade pode ser uma boa alternativa para educá-lo financeiramente desde jovem, porém, é importante aconselhá-lo sempre a escolher as melhores opções para a sua saúde financeira.
Esse conteúdo te ajudou? Se sim, compartilhe-o com seus amigos e familiares!