CUIDADO: apps falsos sobre auxílio emergencial

Atenção ao baixar apps para o auxílio emergencial. Pessoas com más intenções estão usando eles para fazer propagandas indesejadas e usar dados seus que não deveriam ser expostos.



Anúncios



Publicidade

Cuidado com falsos Apps da Caixa

Cuidado com falsos Apps da Caixa

Infelizmente pessoas mal intencionadas criaram um App não oficial do Caixa Tem. Ao baixar o App e digitar a senha o usuário fica exposto e pode ter seu dinheiro roubado. Até o momento, o que tem acontecido são propagandas indesejadas, mas nada impede que os dados inseridos no App sejam utilizados de forma inadequada no futuro e até mesmo que o saldo seja transferido para uma conta pessoal sem autorização.

O valor do auxílio emergencial é motivo de polêmica, mas ele é uma forma de tentar ajudar a conter os efeitos da pandemia. Segundo o FMI, foi por ele que cerca de 23 milhões de brasileiros não entraram em extrema pobreza. Mesmo o auxílio sendo utilizado por pessoas que não podem trabalhar, ainda assim tem sido alvo de tentativas de roubo e malícia.

Neste conteúdo, você vai descobrir como se proteger e quais são os problemas que estão acontecendo. Vamos ver dicas de segurança com a Kaspersky, uma empresa com aplicativos de antivírus para smartphone, gratuito e disponível para Android. Por fim, vamos te sugerir um conteúdo sobre segurança digital que vai te ajudar também.


Veja também:


Apps falsos do auxílio emergencial: como se proteger e baixar o App oficial do Caixa Tem

Infelizmente a Kaspersky encontrou vários Apps maliciosos do auxílio emergencial disponíveis na internet. Agora a solicitação não está mais disponível, então é interessante não utilizar nenhum outro App que não seja o Caixa Tem. Além disso, não baixe nenhum App de fonte externa, que não esteja no Apple Store ou Google Play.



Publicidade

Para ter mais segurança você pode ir até o Google Play ou App Store e digitar no campo de pesquisa o termo “Caixa Tem” e fazer o download, leia os comentários dos usuários antes de instalar. Como link seguro de redirecionamento, considere apenas a página oficial do Caixa Tem. Jamais forneça a sua senha em qualquer outro site ou aplicativo que não seja oficial, pois isto poderá trazer problemas.



Anúncios

O que está acontecendo com as pessoas que baixaram Apps falsos?

Infelizmente existem alguns aplicativos maliciosos dentro de lojas oficiais, existem alguns que prometem consulta a calendário de pagamentos, extrato do FGTS e outros. Para tanto, acabam solicitando informações pessoais, como número do PIS, carteira de trabalho e até do cartão cidadão. Ao fornecer dados pessoais em Apps falsos, o usuário fica exposto.

Até o momento, as informações que se tem mostram que nenhum App utilizou os dados para lesar financeiramente os usuários. Entretanto, nada impede que mais tarde, quem instalou o App não oficial acabe tendo compras indevidas em seu nome ou até mesmo saques e transferências. Por hora, os App estão apenas exibindo propagandas para monetizar com isso.

De que forma evitar ter problemas com Apps falsos?

A Kaspersky, com antivírus disponível para Android, deixou dicas para o usuário se proteger e não ficar vulnerável. Confira:

  1. Não clique em links suspeitos enviados por SMS ou WhatsApp, principalmente se não conhecer o remetente.
  2. Veja se a mensagem manda um link oficial. Por exemplo, houve uma época que muitos sites utilizaram o nome do Magazine Luiza, mas no link o nome era outro, além de não ser o link oficial. 
  3. Se achar uma notícia ou oferta meio estranha, vá até o site oficial da empresa.
  4. Caso não tenha certeza de que está no site ou App oficial não insira as informações.
  5. Baixe o App “Kaspersky Antivírus Proteção e Anti Furto

Quer mais informações sobre como garantir a sua segurança no meio digital? No site do Cash Free você encontra várias informações legais sobre segurança, Apps bancários, novidades e links oficiais que vão te ajudar a se manter seguro. Confira este outro conteúdo que pode te ajudar.