Golpe via PIX
Nubank alertou recentemente sobre supostos “bugs” a respeito do PIX. A iniciativa da fintech é evitar que seus clientes sejam vítimas deste infortúnio. Continue lendo e descubra mais informações.
Sempre existem pessoas dispostas a “burlar o sistema” para obter vantagens pessoais. Desta vez, são justamente estas as vítimas do golpe. Já que, conforme a mensagem que se propagava, os golpistas iam aumentando os ganhos e as vítimas não viam mais o dinheiro enviado.
Entenda a seguir como é a mecânica deste novo golpe envolvendo a plataforma PIX.
Descubra como funciona o Golpe via PIX e bug do dinheiro em dobro
Os criminosos prometem dinheiro em dobro nas transações PIX, justificando que isto é um bug do sistema.
Através de uma informação falsa veiculada via internet, os criminosos garantem que se o dinheiro for enviado para determinada chave, volta para quem enviou, em dobro. Isto, ainda segundo os que praticavam o crime, aconteceu graças a um bug de sistema.
Mas quando a pessoa tentava aproveitar a falha de sistema estava, na verdade, sendo lesada. As chaves não batiam em bug nenhum, pelo contrário, levavam o dinheiro direto para a conta dos criminosos.
A pessoa que tentava fazer a operação, enviava o dinheiro e não recebia nada de volta, apenas engordava a conta dos bandidos.
Veja também:
O que podemos aprender com o que está acontecendo?
1) A maior parte dos golpes envolve engenharia social e não um erro técnico de fato
A maior parte das pessoas enganadas e lesadas são vítimas de uma mentira e acabam expondo seus dados bancários e pessoais.
Já houveram casos em que para participar de uma promoção a pessoa deveria enviar número de cartão, data de vencimento, CVV e nome completo. Acredite se quiser: muitos fizeram isso. O resultado foram inúmeras compras feitas sem a permissão da pessoa.
2) Não existe solução mágica para ganhar dinheiro ou construir patrimônio
Quando uma empresa lança uma promoção, mesmo que um determinado sorteado tenha mais benefícios, a instituição não investiu em prêmios, investiu em engajamento. Então, se uma promoção é fictícia demais, desconfie.
Muitos tiveram senhas, cartões, compras e informações pessoais roubadas por comprar um produto “barato demais para ser verdade”, e era mesmo. Comprou, pagou e nunca recebeu, acontece bastante na internet.
O golpe de promoção em que o produto usa o nome de uma loja famosa e um produto por 1/4 do preço de mercado, também é um crime comum.
Mesmo que a loja seja conhecida na internet, verifique sempre na barra onde você digita o endereço se está na loja oficial. Se desconfiar, procure o produto na internet através do Google e verifique se na loja oficial o preço é realmente o mesmo.
Além disso, quando o nome de uma instituição conhecida é usado, você pode utilizar os canais 0800 para fazer a verificação das informações.
Quer mais dicas para melhorar a sua segurança? Veja outros textos que podem te ajudar!
Segurança de dados e informações pessoais e bancárias são coisa séria, e nós sabemos disto. Por isso, volta e meia você encontra este tema aqui no site, veja alguns textos que podem te auxiliar a obter mais segurança.
Existe um grande aumento de Apps bancários que transacionam dinheiro. Neste conteúdo, você vai ver alguns vírus que estão surgindo e um App antivírus funcional para você baixar gratuitamente.
Aqui você vai entender como funcionam os principais golpes envolvendo cartões de crédito e também como se proteger.
Aqui você vai ver um exemplo de artimanha envolvendo mensagens SMS, em seguida como identificar quando houver risco.
Enfim, neste conteúdo, você descobriu como funciona o golpe via PIX anunciando um bug que não existe. Por fim, vimos também outros textos para te auxiliar a ficar mais seguro na internet e nos Apps bancários.